Thursday, February 10, 2011

Terraceamento mantido mesmo com plantio direto

Terraceamento mantido mesmo com plantio direto
Pesquisa mostra importância das unidades para evitar a erosão do solo e recomenda o uso da técnica mesmo em áreas que adotam sistema de conservação
Juliana Royo
10/02/2011
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir

O terraceamento é fundamental para segurar a água e o solo que são arrastados em dias chuvosos. Muitos produtores sabem disso e construíram durante anos as unidades de terraceamento. No entanto, os terraços têm sido destruídos em diversas propriedades porque os agricultores passaram a adotar o sistema de plantio direto, que é uma medida muito importante para melhorar as qualidades do solo. O plantio direto consegue evitar em até 10 vezes a erosão, mas sozinho não é o suficiente, principalmente com a intensidade das chuvas que tem aumentado nos últimos anos.

Um dos motivos que fez os produtores abandonarem o terraceamento é a dificuldade que os terraços geram na operação das máquinas no acmpo na hora de plantar, colher ou pulverizar. Mas a consequência deste abandono da técnica é que o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) notou um aumento na erosão dos solos no Paraná nos últimos anos. Com as fortes chuvas, principalmente em terrenos com grande declividade, tem havido escorrimento superficial de água e terra. O instituto de pesquisa montou uma unidade de demonstração no Show Rural Coopavel 2011, que acontece em Cascavel, no Paraná, de 7 a 11 de fevereiro, e exemplificam as vantagens dos terraços.

— No Show Rural do ano passado, conversando com os produtores durante o evento, percebemos que quase 90% dos produtores tinham retirado os terraços da lavoura e a nossa pesquisa mostrou que a erosão no Paraná está voltando, principalmente porque nestes últimos anos a intensidade da chuva está aumentando bastante. A gente quer mostrar ao agricultor a importância de ter os terraços ao longo da declividade do terreno, mesmo no plantio direto em que não há revolvimento do solo. Nós lançamos um boletim, no fim do ano passado, em que mostramos que o espaçamento dos terraços devem ser mantidos nos moldes em que eles já estavam sendo feitos nos anos anteriores. Muito produtor estava retirando um terraço a cada dois e a pesquisa mostrou que isso aumenta o escorrimento de água e a perda de solo — ratifica Graziela Barbosa, pesquisadora na área de solos do Iapar.

Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com o Iapar pelo telefone (43) 3376-2000.

No comments: