Sunday, February 13, 2011

Proliferação de javali 10.06.2005


A série sobre as espécies invasoras traz os problemas causados pelo javali europeu, um animal rústico e agressivo está se espalhando rapidamente pelo Sul do Brasil.
A série sobre as espécies invasoras traz os problemas causados pelo javali europeu, um animal rústico e agressivo está se espalhando rapidamente pelo Sul do Brasil.

O javali, um animal forte e bravo, é o ancestral de todos os porcos domésticos. Ele foi trazido das florestas da Europa no começo do século passado com a finalidade de servir de caça para as pessoas ricas do Uruguai e da Argentina. No começo da década de 90 os animais aproveitaram os períodos de seca do rio Jaguarão, na fronteira do Uruguai com o Brasil, para entrar no Rio Grande do Sul.

Segundo o Ibama, os animais entraram pelo município de Herval e se espalharam por praticamente todos os municípios da metade sul do Estado. Já chegaram até à serra gaúcha.

Nas matas das fazendas os javalis encontram o refúgio perfeito. Sem inimigos naturais e com alta capacidade de reprodução, a proliferação da espécie está praticamente fora de controle.

De dez anos para cá os animais começaram a ser monitorados pelo Ibama, como contou o funcionário Scherezino Scherer. “A partir daí começou a fazer um levantamento porque os pecuaristas e agricultores começaram a reclamar dessa espécie nas plantações. Estavam devastando e até atacando ovinos” – disse.

Em busca de alimento eles chegam a percorrer até 50 quilômetros por dia. Por onde passam, deixam rastro de destruição. O fazendeiro Lauro Kloppemburg perdeu parte da produção de sorgo.

“Há seis anos eu planto nessa região. Em cada ano aumenta mais. Se fosse milho, eu quase não colheria nada” – falou Kloppemburg.

Além de se multiplicar, o javali cruza com porcos domésticos, gerando o chamado java-porco.

O fazendeiro Roberto Zago também reclamou dos javalis. Enquanto a equipe de reportagem estava na fazenda um grupo de peões avistou alguns javalis no campo. Armados, os homens foram à caça dos animais e voltaram com dois filhotes mortos. Os animais adultos fugiram. É mais difícil pegá-los.

A raça do javali foi autorizada pelo Ibama, mas é preciso ter credenciamento. A caça do javali só é permitida no Rio Grande do Sul.

No comments: