Monday, February 14, 2011

FAO teme que crise alimentar intensifique violência em países pobres

FAO teme que crise alimentar intensifique violência em países pobres

noticias :: Por Editor em 12/02/2011 :: imprimir pdf enviar celular

O Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil apoia proposta para regular os preços dos alimentos no mercado internacional. O representante da FAO no Brasil, Helder Mutéia, explica que a alta instabilidade dos preços nos mercados pode levar a população que vive em regiões de extrema pobreza a protestos violentos. Segundo a entidade, o preço internacional de alimentos chegou ao seu maior valor em 20 anos.



"A crise alimentar leva à violência os países mais pobres, nesses países a população gasta mais de 70% de sua renda em alimentos. Não podemos deixar os preços dos alimentos subirem cada vez mais. Queremos resolver a situação dos preços tanto para quem produz quanto para quem consome," disse.

Segundo ele, o momento exige cautela. "Precisamos tomar atitudes para evitar uma crise e fazer um planejamento de longo prazo, não queremos brigar com os mercados, mas melhorar a maneira que os mercados funcionam", disse o representante.

A regulação do preço dos alimentos é apoiada pela FAO e pelo comércio mundial. A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem um papel fundamental de regular a compra e venda de alimentos no Brasil.

FONTE

Agência Brasil
Talita Cavalcante - Edição

Links referenciados

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
www.fao.org.br

Organização Mundial do Comércio
www.wto.org

Agência Brasil
www.agenciabrasil.gov.br

FAO
www.fao.org.br

No comments: