Friday, February 25, 2011

Animais invasores: controlar ou abater?

Controvérsia

Animais invasores: controlar ou abater?

Invasões biológicas causam grande perda de biodiversidade. Alguns especialistas defendem a erradicação como forma mais eficiente de controle; outros acreditam em isolamento e esterilização

Publicado em 21/04/2010 | Jennifer Koppe - meioambiente@gazetadopovo.com.br

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=994873

As invasões biológicas são a segunda maior causa de perda de biodiversidade em todo o planeta. Mas enquanto a erradicação de plantas como pínus, braquiárias e capins é mais fácil de concretizar, e recebe o apoio da população, a captura e o abate de animais invasores geralmente gera muita controvérsia. Isso porque o grupo dos invasores não engloba apenas espécies exóticas, mas também animais domésticos.

As ações realizadas pelo Ins­tituto Ambiental do Paraná (IAP) para acabar com a invasão de javalis no Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, têm causado muita revolta entre as entidades defensoras dos animais, que acreditam em alternativas de controle que não envolvam morte. Na opinião da vice-presidente estadual da ONG Ecoforça, Rosana Gnipper, o simples extermínio não pode ser considerado solução para o problema. “Existem outras ma­­neiras de fazer o manejo desses animais. Eles poderiam ser isolados e esterilizados, por exemplo.” Rosana também critica a forma com que os animais são eliminados. “O IAP tem permitido a ação de clubes de caça no parque, o que não é ético, já que a caça é a exteriorização do prazer pelo abate e é proibida em nosso estado”, completa.

 / Javali Ampliar imagem

Javali

Bichos "fofos", situação ainda mais difícil

Difícil alguém ter pena de exterminar caramujos africanos, ratazanas, escorpiões ou aranhas marrom. Mas o cenário se transforma quando os tais vilões da biodiversidade são saguis, periquitos, coelhos, cães e gatos. Como controlar os estragos causados pe­­los animais domésticos, com quem os humanos têm laços afetivos?

Leia a matéria completa

Por outro lado, os especialistas defendem que a erradicação das espécies invasoras é a maneira mais eficiente, e muitas vezes a única, de garantir a sobrevivência das espécies nativas que estão perdendo espaço no ecossistema para os invasores e, assim, correm risco de extinção. A gralha azul, a onça pintada, o gato maracujá e a jacutinga são alguns dos integrantes de uma lista com mais de 340 animais nativos que correm perigo.

O ex-presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, explica que os javalis estão no topo da lista dos animais invasores que mais causam prejuízos ao meio ambiente. “Esses animais comem tudo o que veem pela frente, inclusive ovos de aves e pequenos mamíferos. Além disso, causam a erosão do solo por revirarem a terra e arrancarem as raízes de plantas. Eles estão ocupando o espaço de espécies de porco do mato nativo, como o cateto, por serem mais fortes e não terem de se preocupar com predadores.”

Segundo a engenheira florestal Silvia Ziller, diretora do Ins­tituto Hórus, isolar as espécies invasoras não é uma solução viável. “No caso dos porcos selvagens, não há onde colocá-los. E no caso de outros animais, como pássaros, como impedir que se desloquem para outros locais? O abate é o mais indicado. Mesmo que não se consiga erradicar definitivamente determinada espécie invasora, pelo menos é possível controlar o aumento de sua população. O mal que esses animais causam é muito maior do que se imagina. Eles têm o poder de extinguir inúmeras espécies de animais e plantas. O problema é que o dano é invisível e obter o apoio da população é muito complicado porque eles se apegam aos bichos”, explica.

Assim como os javalis, a lebre europeia e a pomba doméstica também fazem parte do Programa de Erradicação de Espécies Inva­soras criado pela Secretaria Esta­dual de Meio Ambiente (Sema). Mas o número de espécies danosas é muito maior. Até mesmo animais domésticos como cães e gatos fazem parte da lista que conta com quase 70 espécies. O Paraná foi o primeiro estado do país a fazer um registro dos exóticos invasores.

Culpa

É culpa do homem o fato de espécies de outras regiões do país e do planeta estarem em um ambiente que não lhes pertence. Tanto ambientalistas quanto cientistas concordam com esta afrirmação. Os javalis, por exemplo, foram trazidos da África para o Brasil para a produção de corte. O problema é que a carne do porco selvagem não agradou o paladar local e muitos animais acabaram soltos e se instalaram no novo ambiente para sobreviver.

O mesmo aconteceu com o caramujo-gigante-africano. Tra­zidos para o país no fim da década de 80 como alternativa ao escargot, foram abandonados porque ninguém se interessou pela iguaria. A bióloga Marta Fischer, professora da Pontifícia Univer­sidade Católi­ca do Paraná (PUCPR), uma das autoras do livro O Caramu­jo Gigante Africano Achatina fulica no Brasil, explica que os animais são responsáveis por destruir plantações, além de transmitir verminoses graves para animais e humanos.

“Eles se reproduzem muito rapidamente no clima tropical porque estão acostumados a condições climáticas extremas. Por isso, são tão resistentes. Costu­mam se abrigar em meio ao lixo jogado nos terrenos baldios e chegam a botar 300 ovos por vez. Enquanto na África apenas um ovo vingaria, no Brasil vingam em média 100.”

* * * * *

Bichos “fofos”, situação ainda mais difícil

Publicado em 21/04/2010 | meioambiente@gazetadopovo.com.br

Difícil alguém ter pena de exterminar caramujos africanos, ratazanas, escorpiões ou aranhas marrom. Mas o cenário se transforma quando os tais vilões da biodiversidade são saguis, periquitos, coelhos, cães e gatos. Como controlar os estragos causados pe­­los animais domésticos, com quem os humanos têm laços afetivos?

Para Silvia Ziller, se são domésticos, como o nome já diz, devem ser mantidos em casa, pois são justamente os cães e gatos abandonados nas ruas que causam problemas. “O dono do animal precisa se responsabilizar por ele e jamais abandoná-lo. O ideal também é cas­­trar, identificar com coleira ou chip e mantê-lo bem alimentado pa­­ra que ele não sinta necessidade de caçar”, explica. Já micos, iguanas e algumas espécies de tartarugas e aves exóticas não devem ser criados em casa. O comércio e a compra desses animais é ilegal. Quem encontrar um animal exótico deve encaminhá-lo a entidades responsáveis como o IAP e o Ibama.

1 comment:

mesk said...

Liberar definitivamente a caça do Javali e da Lebre europeia é a mais plauzível solução...
Mais enquanto ficam discutindo o que é ético ou não o problema cresce.