Sunday, February 13, 2011

JAVALI: Espécie ameaça equilíbrio na APA

JAVALI: Espécie ameaça equilíbrio na APA

on quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CORREIO DO POVO
ANO 115 Nº 363 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2010

Espécie ameaça equilíbrio na APA do Ibirapuitã

JANGO MEDEIROS jmedeiros@correiodopovo.com.br

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reúne exemplares raros da fauna silvestre da Fronteira-Oeste, alguns deles em processo de extinção noutras regiões do Estado. Embora os animais estejam aparentemente protegidos pela legislação ambiental no interior de uma área de 318 mil hectares, a caça e a pesca representam uma ameaça constante à manutenção da biodiversidade, pois as ações predatórias estão presentes dentro da unidade de conservação, muitas vezes com a anuência dos moradores da região.

Porém, há cerca de dois anos, o que mais compromete o equilíbrio do ecossistema da APA é a presença de javalis, uma espécie exótica de origem europeia disseminada em território uruguaio nas duas últimas décadas. Os primeiros animais teriam entrado na unidade de conservação a partir das nascentes do rio Ibirapuitã, em Livramento. Além de pôr em risco a biodiversidade do pampa, os javalis atacam bichos nativos como tatus e filhotes de capivara e comprometem o equilíbrio das atividades sustentáveis consorciadas ao meio ambiente, entre elas a pecuária extensiva.

Segundo relatos de moradores, os ataques atingem principalmente o rebanho de ovelhas nos períodos de parição (parto). Na região do Passo do Mineiro, na confluência do rio Ibirapuitã Grande com o Ibirapuitã Chico, segundo o analista ambiental Raul Cândido da Trindade Paixão Coelho, do ICMBio, um criador alegou ter perdido 80 cordeiros neste ano com os ataques. Também foram verificados o caso de um outro morador vítima da agressividade de um animal macho e o ataque a um terneiro recém-nascido. Conforme Paixão Coelho, os javalis, que não possuem predador natural, andam muito durante a noite, normalmente em varas de 18 a 20 animais. Quando adultos, podem pesar entre 120 e 150 quilos.

O analista ambiental pede aos produtores prejudicados que registrem os danos causados pelos animais, a fim de obterem orientações para uma prática de controle. O escritório regional do ICMBio fica na rua 13 de Maio, 410 - sala 103, em Livramento. "Acreditamos que é possível a captura dos animais com atração por alimentos ou até mesmo com fêmeas no cio, para que seja feito o abate com qualidade sanitária, a exemplo do que é realizado no Uruguai, onde a carne destes é comercializada", diz Paixão Coelho. Na tentativa de evitar o descontrole populacional da espécie, um grupo de produtores da APA defende a imediata regularização do abate por meio da caça, proibida pelo Ibama desde 18 de agosto.

O pecuarista César Maciel, presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, lembra que se tratam de animais muito ágeis, agressivos e que se proliferam facilmente. Conforme ele, em sua propriedade, no interior da APA, em Quaraí, 50 cordeiros foram abatidos por esta espécie de porco selvagem. Em reunião com técnicos ambientais, representantes da Prefeitura de Livramento e os gestores da APA, Maciel pediu a adoção de medidas efetivas, por meio de plano de manejo da unidade de conservação, que sofre também com a infestação do capim-annoni.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=363&Caderno=9&Noticia=202161


CORREIO DO POVO
ANO 115 Nº 323 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2010

Proibida captura de javali

Uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União de ontem, revogou norma do Ibama, que autorizava o controle populacional do javali, por meio de captura e abate. O javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, à lavoura agrícola. A instrução normativa prevê um grupo de trabalho para minimizar o impacto dos predadores.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/Default.aspx?Ano=115&Numero=323&Caderno=0&Noticia=184777

No comments: