Tuesday, March 22, 2011

Turismo Cinegético no Douro

Turismo Cinegético no Douro

Afirmar a aposta no turismo sustentável, combater a sazonalidade e potenciar os recursos endógenos da Região são os principais motivos que levam a Turismo do Douro a lançar o Programa “Turismo Cinegético no Douro”.
A importância do Turismo Cinegético como factor de sustentabilidade ambiental, gerador de receitas complementares e mobilizador de outros sectores de actividade como a hotelaria, a restauração e o enoturismo são os pressupostos deste projecto pioneiro na Região.
Integrado no âmbito do produto Turismo da Natureza, desenvolve-se de acordo com a tradição ancestral das caçadas e montarias do Douro e Trás-os-Montes. Região fértil em zonas de caça turística, o apelo por caçar bons espécimes e participar em montarias concorridas, levam os caçadores, no final do Outono e durante o Inverno, a organizarem-se em busca de um programa variado e atractivo que agrade também às respectivas famílias e lhes proporcione um fim-de-semana memorável. Os programas integram geralmente uma noite num hotel ou em unidades de turismo rural; a degustação da gastronomia tradicional acompanhada dos excelentes vinhos do Douro; uma visita aos museus do território e ao património histórico construído; a participação activa num percurso pedestre ou a simples observação da natureza e de uma paisagem deslumbrante. Tudo isto o Douro pode oferecer com distinção e qualidade. A conservação da sua integridade e autenticidade concederam-lhe o estatuto de um dos melhores destinos turísticos sustentáveis da Europa e do Mundo, para além do título de destino turístico de excelência.
É pois, responsabilidade da Turismo do Douro em parceria com os actores da região, públicos e privados, em permanente concertação e com adequado planeamento e criatividade, garantir actividade turística no território durante todo o ano, mobilizando os recursos existentes, promovendo sinergias entre todos os seus agentes, no sentido de converter o Douro numa região turística cada vez mais dinâmica, atractiva e desenvolvida.
Consciente do potencial do nicho de mercado emergente que é o Turismo Cinegético e do seu efeito polarizador, a Turismo do Douro, em cooperação com as federações distritais de caça, os serviços do Ministério da Agricultura, as autarquias, os empresários do sector, vai proceder à divulgação e promoção do programa de montarias para esta época (Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro), propondo semanalmente visitas e produtos tradicionais desses territórios.

No comments: