Wednesday, March 02, 2011

Sistema agrosilvipastoril cresce em Minas Gerais

Sistema agrosilvipastoril cresce em Minas Gerais

terça, 01 de fevereiro de 2011
Estado já conta com 442 unidades demonstrativas dessa integração Foto: Google Estado já conta com 442 unidades demonstrativas dessa integração

Links Patrocinados

Anuncie aqui - Veja todos os anúncios

O sistema agrosilvipastoril está ganhando cada vez mais espaço em Minas Gerais. O Estado já conta com 442 unidades demonstrativas do sistema, que consiste em consorciar diferentes sistemas produtivos de grãos numa mesma área onde também se explora a pecuária e o cultivo de arbóreos, principalmente eucalipto.

A proposta original era integrar apenas a produção de grãos e pecuária bovina (leite e corte), mas a Secretaria da Agricultura de Minas agregou a produção de florestas, segundo o superintendente de Desenvolvimento Rural Sustentável (SDRS), Guilherme de Oliveira Mendes. O objetivo “é intensificar a produção agrícola com sustentabilidade e criar novas alternativas de renda para o produtor”.

As unidades demonstrativas são utilizadas como vitrines tecnológicas para pesquisadores, extensionistas e agricultores conhecerem e acompanharem a evolução do sistema em uma propriedade. As unidades estão implantadas em propriedades rurais de todas as regiões de Minas. O investimento do Estado com a compra e distribuição de mudas e adubo foi de R$ 1,9 milhão.

Essa integração é indicada principalmente para regiões onde há pastagens degradadas. As pastagens representam 43,1% da área total do Estado, somando aproximadamente 25 milhões de hectares. “Estima-se que 50% dessas pastagens apresentem algum grau de degradação, algo entre 12 e 13 milhões de hectares”, afirma o coordenador estadual da Emater, José Alberto de Ávila Pires

Por isso, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais vai reforçar a orientação aos produtores rurais para que recorram ao crédito destinado à implantação e manutenção do sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) no Estado.

O Programa Estadual de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta também tem a participação da Epamig, que coordena e executa ações ao lado da Emater. Também são parceiros do programa a Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), empresas privadas e produtores rurais.

Fonte: Painel Florestal (Com informações da assessoria)

No comments: