Wednesday, March 09, 2011

Javalis apreendidos

Javalis apreendidos

Criadouros não autorizados eram de duas cidades goianas

Alterar o tamanho da letra A+A-

Em todo o Estado de Goiás só existem dois criadouros registrados para comercializar javalis (Sus scrofa scrofa), espécie originária da Europa e introduzida, segundo estudo do Instituto Horus no Brasil, há muitos anos e que se tornou asselvajada e fora de controle. Mas, na prática, não é isso que vem acontecendo. Agentes de fiscalização da Coordenação de Fauna do Ibama no Estado apreenderam 41 javalis desta espécie (Sus scrofa scrofa) e híbridos, em fazendas localizadas nos municípios de Bela Vista e Cocalzinho de Goiás. Além da apreensão dos animais, os proprietários foram multados em R$ 12.200,00 por não serem regularizados no órgão competente.
É que pela Portaria nº. 102/1998, de 15/07/1998, em seu art. 20, ficou proibida a implantação de criadouros comerciais de javali-europeu em todo o território brasileiro após período para regularização para quem tivesse essa espécie em cativeiro. Os autuados responderão administrativa e penalmente, primeiro, perante o Ibama em função da multa aplicada e, segundo, frente à Justiça, uma vez que incorreram em crimes.
Os javalis apreendidos serão destinados a zoológicos ou criadouros registrados que trabalhem com o uso e o manejo de fauna silvestre em cativeiro. Em caso de híbrido, serão abatidos, legalmente, em frigoríficos autorizados para a espécie e as carnes destinadas para creches e/ ou asilos.
Segundo pesquisadores, o javali (Sus scofra scofra) foi introduzido no Brasil para ser criado mas escapou ao cativeiro. Resultado: passou a fazer populações cada vez maiores na natureza, entrando na classe de espécies exóticas invasoras. Os impactos causados por eles no meio natural afetam diretamente tanto a fauna como a flora. O javali desloca populações nativas de porcos-do-mato e catetos e, por ser mais agressivo, compete por alimento e causa danos à regeneração de florestas.
Em resumo: a médio ou a longo prazo, os impactos serão sempre crescentes, pois a tendência é de aumento populacional em detrimento das espécies nativas. Por essas razões, o javali precisa ser controlado. Tanto que, no Rio Grande do Sul, em face do elevado número desses animais, foi autorizado, por um período, o controle populacional do javali Sus scofra scofra por meio de captura e abate, conforme a Instrução Normativa n.º. 71, de 04/08/2005, posteriormente, revogada pela Instrução Normativa n.º. 8, de 17/08/2010.
O animal tornou-se um problema para agricultores e tem trazido prejuízos econômicos às lavouras. O javali é espécie exótica invasora em diversos países e um dos maiores causadores de danos às florestas tropicais. Espécies exóticas comumente se ajudam entre si e ganham espaço sobre espécies nativas.

No comments: