Wednesday, March 02, 2011

Plantio direto ajuda a enfrentar estiagens

Plantio direto ajuda a enfrentar estiagens
Palhada funciona como confortante térmico, permite que água fique armazenada no solo por mais tempo e garante longevidade da lavoura
Kamila Pitombeira
02/03/2011
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir

Em épocas de estiagens, a lavoura sofre com a falta de água e nutrientes essenciais para a sobrevivência das plantas. Como alternativa, agricultores do Rio Grande do Sul apresentam o plantio direto, técnica que visa o plantio sem o revolvimento do solo. Mas, de acordo com Marcelo Pilon, analista e agrônomo da Embrapa Pecuária Sul, é preciso respeitar algumas regras.

– Deve-se usar máquinas adequadas, que fazem o corte da palhada e do solo, e realizar o manejo dessa palhada com dissecação de bastante tempo, para que ela possa morrer e o plantio seja feito com sucesso, sem plantas invasoras competindo – orienta.

Para o analista, o sistema é conservacionista, por isso, traz uma série de benefícios. No caso de estiagem, por exemplo, a palhada funciona como um confortante térmico para a planta, garantindo que ela se mantenha em uma temperatura abaixo do excedente que ocorre no verão. Além disso, a palhada ajuda no armazenamento de água no solo, reduzindo ainda mais os impactos da estiagem.

– O primeiro resultado que se vê é a questão da sustentabilidade. Onde não era mais possível produzir alimentos, tanto na forma direta quanto indireta, por problemas de erosões e de perda de nutrientes, o plantio direto trouxe essa grande vantagem para os produtores. Portanto, a grande diferença é a sustentabilidade, a longevidade desse sistema – diz Marcelo.

Em segundo lugar, segundo o agrônomo, tem-se a questão econômica. O produtor desembolsa menos dinheiro ao optar pelo sistema de plantio direto, já que todo o processo de aração, gradagem e operações do solo, necessárias à semeadura em uma nova cultura ou nova espécie forrageira, passam a ser dispensáveis. Ainda de acordo com o analista, essa técnica não se restringe a determinadas regiões.

– O plantio direto pode ser usado no Brasil inteiro, tanto na agricultura, quanto na pecuária, tanto na rotação com lavoura pecuária, quanto em renovação de pastos. Além disso, é ambientalmente correto.

Para mais informações sobre o plantio direto, basta entrar em contato com a Embrapa Pecuária Sul através do número (53) 3240-4660.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Portal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.

No comments: