Monday, September 20, 2010

Javaporco ameaça produção em Bragança Paulista (SP)

http://www.suinoculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/javaporco-ameaca-producao-em-braganca-paulista-sp,34320,20081118090924_W_159.aspx

Quarta-feira, 30 de julho de 2008 15:05

Javaporco ameaça produção em Bragança Paulista (SP)

Redação (30/07/2008)- Além de afetar os agricultores, os javalis podem gerar um grande problema para a suinocultura da região de Bragança, conforme o veterinário Jonas Antonio Carmignotto. "Os javalis invadem criações de porcos e procriam, gerando o javaporco", explica.

O javaporco pode causar grandes problemas para a suinocultura, pois há o risco de transmissão de doenças já erradicadas no País, como a peste suína. "Esse cruzamento gera animais perigosos, que podem chegar a 300 quilos e andam em bandos", diz. "Os animais asselvajados, sem nenhum tipo de controle sanitário, ameaçam a sanidade nas granjas de suínos."

Para Perrone, a disseminação de doenças pode interferir em contratos de exportação de suínos brasileiros. "A volta de uma doença erradicada no País, como a peste suína, pode prejudicar toda a suinocultura nacional."


Javali vira praga em zona rural
Cultivos na região de Bragança Paulista vêm sendo destruídos por bandos do animal, que tem a caça proibida

Os agricultores de Bragança Paulista (SP) têm perdido plantações por causa do ataque de javalis. De acordo com o chefe da Divisão de Agronegócios do município, Marcelo Perrone, "eles passam destruindo tudo", diz. O próprio Perrone perdeu mais de 50% de um milharal de 24 hectares. O agricultor esperava colher 80 sacas/hectare e colheu menos de 60 sacas/hectare. "Não deu nem para cobrir os custos." O sítio de Perrone fica no Bairro Bocaina, um dos mais afetados, junto com os Bairros Atibaianos e Mãe dos Homens.

O produtor Fuji Ishimoto também teve prejuízo em suas plantações de milho, feijão e batata. "Os javalis atacam em bando, e deixam vários clarões no meio da lavoura", diz. De acordo com a Secretaria de Agricultura de Bragança Paulista, os ataques vêm ocorrendo há três anos. Mas em 2008 a situação se agravou.

Conforme o veterinário Jonas Antonio Carmignotto, o problema começou porque javalis de criatórios clandestinos foram soltos na região, e encontraram um ambiente perfeito na zona rural de Bragança, onde há água farta e alimento - os cultivos. "Não há predadores, como onças, e eles viraram praga", diz o veterinário. Outro agravante é o fato de eles se cruzarem com porcos domésticos, originando o "javaporco". Ambos são considerados pela legislação brasileira como animais "asselvajados", que, apesar de serem exóticos, devem ter a caça autorizada pelo Ibama.

E, no caso de São Paulo, conforme explica Perrone, onde a caça é proibida, deve-se ter autorização também do Ministério Público.

Armadilhas: Diante do problema, algumas reuniões têm sido feitas entre os produtores, a Secretaria de Agricultura e o Ibama. "Elaboramos até um método de captura, que se baseia na construção de armadilhas, com gaiolas de aço", conta Perrone. "Após a captura, o Clube de Tiro de Atibaia se encarregaria de matar os javalis, que seriam dados como alimento aos felinos do Zoológico de Itatiba (SP). O Ibama, entretanto, só autoriza o método se o Ministério Publico autorizar também, o que até agora não ocorreu. "Nossas lavouras estão sendo destruídas e nós não podemos fazer nada", conta o agrônomo da Casa de Agricultura de Bragança, Luiz Ralize.

Em reunião em Bragança Paulista, a representante do Ibama, Rossana Borioni, confirmou que nada pode ser feito sem autorização do Ministério. "Os promotores de São Paulo já se prontificaram a discutir o assunto, mas a Promotoria bragantina ainda não se mobilizou", diz Perrone.

O Estado de São Paulo

1 comment:

Joao malanconi said...

Mais uma vez quem trabalha é punido pela INCOMPETENCIA e passividade de promotores e juizes!!!