Thursday, September 09, 2010

Deputado quer reverter decreto que proíbe a caça de javalis

10/09/10 - 00:00 > POLÍTICA
Veruchka Fabre
BRASÍLIA - Candidato a vice-governador do Rio Grande do Sul, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) promete, depois das eleições, propor revisão da Portaria n. 08/2010 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que no último dia 18 proibiu a caça de javalis no sul do Brasil.

Depois de diversos incidentes em que javalis destruíram lavouras e atacaram lavradores, produtores da região defendem a caça controlada desses animais.

Setor

Para o presidente da Associação Paranaense de suinocultores, Carlos Francisco Geesdorf, a situação no Rio Grande do Sul está muito séria. Ele ressalta que, se não for liberada a caça, a população vai matar os animais de qualquer modo.

"Os javalis estão destruindo plantações e criações de todas as espécies. Eu sou a favor de que a caça seja liberada, mas de forma controlada. Acho que um projeto de lei sobre essa questão seria muito interessante", avaliou.

Para o parlamentar, a medida imposta pelo Instituto é contraditória. "Absurda essa portaria que revoga a permissão de abate de javalis ao mesmo tempo em que considera esses animais uma praga, devido aos danos que causam nas colheitas. O Ibama proibiu a caça sem dar solução alternativa", observou. De acordo com ele, é necessário tentar reverter essa ação e, assim, proteger o sustento dos agricultores. "Pretendemos, nos próximos dias, dar entrada na Câmara Federal a um projeto de decreto legislativo para sustar essa medida", informou o pedetista.

O presidente do Movimento Viva Brasil disse que a caça é uma forma de proteção do cidadão, de seu trabalho, sua família e seu sustento. "Em tese, este deveria ser o objetivo das instituições governamentais. Não quero incentivar a matança, mas, até o momento, a caça se mostrou a única metodologia eficaz de controle."

No comments: