Monday, September 27, 2010

Javalis ameaçam a exportação de carne suína produzida em MS

Notícias

24/09/2010

Doença que é transmitida dos javalis para os porcos domésticos pode prejudicar a exportação de carne suína produzida em Mato Grosso do Sul para diversos países.

Edilene Borges

Elias Alves/ALMS
Javalis podem ser uma ameaça à exportação de carne suína produzida em MS
Ampliar

Além de destruir lavouras, os javalis preocupam os órgãos ambientais e os produtores por outro motivo: a possibilidade de contrair doenças, contaminar os porcos criados para consumo humano, e com isso comprometer o mercado internacional que importa carne suína produzida em MS, causando grandes prejuízos para a economia do Estado. Esse foi um dos assuntos também discutidos ontem (23) na Audiência Pública "Perdas causadas pela proliferação desordenada de javalis em Mato Grosso do Sul".

“Essa questão do javali vem nos preocupando principalmente em função das questões relacionadas à saúde animal da suinocultura de Mato Grosso do Sul, que hoje é volumosa e muito representativa nas questões econômicas e sociais aqui do Estado. Muito se discute a possibilidade do javali complicar o relacionamento do comércio internacional de carne suína”. Esclareceu o diretor de Operação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), José Mario Pinese.

Segundo a técnica do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Isabela Fiarlini de Azevedo, O javali é facilmente infectado, entre outras doenças, pela doença Aujesky. “Em situações de stress eles pode transmitir o vírus para outros animais”, explica. O javali pode ser acometido também pela Peste Suína Africana e pela Síndrome Respiratória Reprodutiva Suína (PRRS).

Isabela afirmou também que diversos países que importam carne suína do Brasil seguem normas sanitárias muito rigorosas, podendo suspender a importação por até seis meses, caso seja comprovado foco da Aujesky em MS.

A doença de Aujesky está na lista da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), com notificação obrigatória.

Mas não são apenas os porcos que podem ser contaminados por doenças transmitidas pelos javalis. A população também deve ficar atenta quanto ao consumo da carne do animal, já que para os humanos o javali pode transmitir doença como tuberculose e leptospirose, por exemplo.

Prejuízo Ambiental

O presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz, explicou que os javalis geram diversos problemas para o Estado. “Além dos prejuízos nas plantações de milho safrinha, nos preocupamos também com o prejuízo ambiental. Em alguns lugares não é possível mais encontrar tatus e cotias, por que estes animais são comidos pelos javalis”, relatou.

O Javali é uma espécie exótica, de hábitos noturnos e que vive em média entre 15 e 20 anos. A reprodução acontece normalmente uma vez por ano e cada fêmea pode gerar entre 12 e 15 filhotes por gestação. A espécie se prolifera de forma descontrolada e é resistente a doenças. Cada javali pode percorrer até 40 quilômetros em um único dia, o que também preocupa as autoridades porque pode migrar rapidamente para outras aéreas.

O representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Luiz Augusto Candido Benatti, disser que o javali é considerado, pela União Internacional de conservação da Natureza (IUCN) como uma das 100 piores espécies de exóticas invasoras, considerando o potencial de estragos que ele pode causar. “Invasões de javalis já foram registradas também no Paraná, São Paulo, Maranhão e Goiás, entre outros”, revelou Benatti.

Fonte: http://www.deppaulocorrea.com.br/22222/0,0,00,6292-29478-JAVALIS+PODEM+SER+UMA+AMEACA+A+EXPORTACAO+DE+CARNE+SUINA+PRODUZIDA+EM+MS.htm

No comments: