Tuesday, November 09, 2010

Reporter Eco - Espécies exóticas invasores ameaçam as Unidades de Conservação da biodiversidade brasileira.

25/9/2005 - Espécies Invasoras

Fonte: http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=299


Assista ao vídeo

Formato WindowsMedia


Búfalos asselvajados ameaçam a Reserva Biológica do Guaporé, em Rondônia.
Gramíneas africanas invasoras propagam ainda mais o fogo no Parque Nacional das Emas, em Goiás. Já somam mais de 600 registro de invasões biológicas em unidades de conservaçao no Brasil. Os dados parciais são do Instituto Hórus,que participa do Levantamento Nacional de espécies exóticas invasoras.
Entrevista com Rafael Zenni - pesquisador Horus TNC-
"O objetivo de uma Unidade de Conservação é a preservação da biodiversidade e uma das principais ameaças das espécies exóticas invasoras é justamente e a diminuição da biodiversidade e até a extinção de espécies. É totalmente incompatível a existência de espécies exóticas em Unidades de Conservação.Existe uma preocupação dos técnicos que trabalham em Unidades de Conservação com relação à existência de espécies exóticas invasoras mas ainda não há nenhum critério técnico para se fazer o manejo e a remoção dessas espécies."
O Parque Estadual de Vila Velha é uma das poucas Unidades de Consevação do Brasil com ações concretas para remover espécies exóticas invasoras. A experiência começou em 2002 e mostra como é difícil recuperar uma área contaminada pelas invasoras.
O parque fica no Paraná, a pouco mais de uma hora da capital Curitiba.
Entrevista com João Batista Campos coordenador Plano de Manejo IAP- " O parque estadual de Vila Velha foi criado objetivamente para proteger o patrimônio geológico de reconhecida importância nacional e internacional, também com o objetivo de conservação da biodiversidade. Aqui nós temos formação de campos, capões, de matas de araucária e essa formações do arenito de ponta grossa que é reconhecido mundialmente como um patrimônio natural importante na formação geológica do desenvolvimento da Terra."
Entre as invasoras mais agressivas estão o pinus e o eucalipto que já estavam aqui antes da área se tornar uma unidade de conservação. O projeto piloto de erradicação das duas espécies não funcionou como se esperava...
As sementes de pinus que ficaram no solo ou foram disseminadas pelo vento também rebrotaram. A maior ameaça, entre os animais, é do javali. Uma espécie de porco do mato europeu que foi levada para a Argentina e atravessou a fronteira espalhando-se por terras brasileiras.
Ainda não existem estudos sobre os impactos do javali na fauna nativa, mas já se considera a possibilidade da caça como meio de controle da espécie invasora.Entre as causas das invasões biológicas está o desconhecimento da população ao lidar com espécies exóticas que podem ir parar em ambientes naturais e unidades de conservação, trazendo
impactos imprevisíveis.
Em outubro, acontece, em Brasília, o Seminário Nacional de espécies exóticas invasoras. A expectativa é que sejam anunciadas medidas concretas por parte do governo federal para, pelo menos, minimizar o problema.

Autor:
Pauta e Reportagem: Maria Zulmria de Souza. Imagens: Adilson de Paula. Operador de Áudio. Sebastião Avelino. Pesquisa: Eliana Moraes. Edição de Texto: Valesca Canabarros Dios.Edição de Imagens: Hélio Marques e José Cláudio Manso. Produtor Executivo:Maurício Gonçalves. Editora-Chefe :Vera Diegoli.

No comments: