Wednesday, November 24, 2010

JAVALIS PODEM PREJUDICAR SUINOCULTURA DO MATO GROSSO DO SUL

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mato Grosso do Sul tem enfrentado um problema sério nos últimos dias. Trata-se do aumento da população de javalis e javaporcos [cruzamento de javali com suídeos, que são criados soltos] na região de Dourados (MS).

Como o local concentra um número grande de granjas de criação de suínos, a Associação Sul-Matogrossense de Suinocultores (Asumas) enviou o "Ofício ASUMAS 004/2010" para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Correa Riedel. O documento solicita a inclusão da entidade na pauta da Audiência Pública que ocorrerá dia 23 de setembro de 2010, às 14:00 hs na Assembléia Legislativa. A reunião abordará as perdas causadas pela proliferação desordenada de Javalis em MS.

Segundo Arão Antonio Moraes, presidente da Asumas, a criação desordenada dos javalis tem causado problemas sérios de sanidade, comprometendo as granjas de suínos na maioria das regiões do Estado. "O Javali é um animal portador da doença de Aujeszky. A doença é provocada pelo herpevirus suídeo 1 (SHV-1)", explica Moraes. "Os sintomas da pseudoraiva são neurológicos, provocando convulsões, febre e depressão nos animais jovens. Os animais adultos sofrem sintomas respiratórios".

Dados do Estado- Atualmente, o Mato Grosso do Sul conta com um rebanho de 51.749 matrizes, sendo 13.093 tecnificadas, sendo 277 produtores entre Ciclo Completo e Produção de Leitões. Os dados são da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Estado.

Fonte: Suinocultura Industrial
Site CFMV - http://www.cfmv.org.br/portal/noticia.php?cod=928

No comments: