Sunday, January 16, 2011

E no Brasil, quem investiga ou controla as ONG's ambientais?

16/01/2011 - 08h55

Espião sedutor provoca a fúria de ativistas verdes no Reino Unido

Publicidade

DE SÃO PAULO

O caso de um policial infiltrado no movimento ambientalista do Reino Unido durante sete anos está causando polêmica no país, informa Vaguinaldo Marinheiro na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O cabeludo Mark Kennedy, de 33 anos, tatuado e com piercings começou a frequentar encontros de militantes ecológicos onde rolam músicas, maconha e planos de ações midiáticas. Os laços de amizade e confiança se estreitaram. Ajudou o fato de o sujeito parecer disposto a tudo: de participar de protestos em reuniões de líderes mundiais a invasões de poluidoras usinas termelétricas movidas a carvão.

Até que em outubro de 2010, sete anos após o primeiro encontro, se descobriu que o cabeludo é um policial disfarçado, infiltrado no movimento verde para monitorar seus integrantes.

O caso está provocando reviravoltas em processos judiciais, pedidos de inquéritos em vários países, revisão do serviço de espionagem do governo e até pedidos de indenização feitas por mulheres que se envolveram sexualmente com o infiltrado e que agora querem ressarcimento do Estado por terem sido enganadas.

No comments: