Monday, January 10, 2011

Disk Onça, Lobos e outros

Fonte: http://www.procarnivoros.org.br/2009/predacao.asp

O CENAP/ICMBio mantém uma linha de telefone exclusiva para denúncias de ocorrências com carnívoros em qualquer lugar do Brasil: (11) 4411-6633

A quase totalidade das espécies de Carnívoros silvestres com ocorrência no Brasil enfrenta problemas de conservação e uma das principais causas de declínios populacionais e erosão genética é a mortalidade por caça e envenenamento, motivados pelos conflitos entre estes animais e criadores de gado e avicultores.

Para mitigar ou evitar estes conflitos o Pró-Carnívoros e o CENAP / ICMBio trabalham na criação de uma rede de técnicos para o atendimento das ocorrências de predação reportadas por produtores rurais. Estes técnicos, aliados aos pesquisadores, têm a missão de identificar os fatores que predispõem animais à predação e métodos preventivos que podem ser implementados, visando minimizar os impactos da predação.

Pesquisas nesse sentido estão sendo desenvolvidas no Pantanal, onde a predação de gado por onças é considerada fonte de grandes prejuízos econômicos, na visão dos pecuaristas. As espécies mais relacionadas à predação de gado bovino e eqüino são a onça-pintada e a onça-parda (puma). Já o gado ovino também pode ser predado por cachorros-do-mato (graxains). No entanto, cães domésticos, assilvestrados ou não, parecem ser os principais predadores de ovelhas sadias em algumas regiões. Na predação de aves, como galinhas e patos, as espécies envolvidas são de médio e pequeno porte, como a jaguatirica, as 5 espécies de gato-do-mato, a irara, as raposas ou cachorros-do-mato e, com menor freqüência, o mão-pelada (guaxinim).

Algumas práticas de manejo já foram identificadas como eficazes na prevenção da predação, como o recolhimento dos animais à noite, a colocação de cercas-elétricas e a assistência veterinária aos rebanhos, prevenindo doenças que enfraquecem e vulnerabilizam os animais.

Publicações da Pró-Carnívoros sobre Predação


Manual de Identificação prevenção e controle de predação por carnívoros.

Autores: Maria Renata Pereira Leite Pitman; Tadeu Gomes de Oliveira; Rogério Cunha de Paula; Cibele Indrusiak.
Brasília: Edições IBAMA 83 p.: il. Color.;15,5x22,5cm. Inclui bibliografia.
Pode ser adquirido em nosso site no link produtos.

Cartilha Carnívoros Silvestres e Proprietários Rurais - vamos melhorar este relacionamento?

Autores:Cibele Indrusiak e Tadeu de Oliveira.
Brasília: Edições IBAMA 10 p.: il. Color. , 2002.
Pode ser solicitada pelo procarnivoros@procarnivoros.org.br arcando-se com os custos de envio e fazendo-se exposição de motivos.

Gibi Toinzinho e a Onça

Autores:M. Renata P. Leite Pitman e Peter G. Crawshaw Jr.
Editora Lake. São Paulo, Brasil. 16pp, 1999.
Está direcionado ao público infantil. Através de um enredo simples, aborda a caça de "onças-problema" nas propriedades rurais. Faz parte da série "Toizinho" da Editora LAKE (11) 227-1396 / 229-0526 / 229-1227 lakelivraria@uol.com.br . É de distribuição gratúita.

No comments: