Saturday, January 15, 2011

Artigo - Australia: Gestão e Manejo de Fauna

Prezado Colega,


A Australia tem uma legislação realmente restritiva em especial no quesito de posse de armas, no entanto TODOS os documentos referentes a espécies invasoras o tiro tem sido considerado como a forma mais humana de controle, inclusive nas grandes espécies como porcos, cabras, bufalos e outros, o tiro praticado a partir de helicopteros é tido como o meio mais econômico e efetivo. Você pode confirmar estas informações nos sites oficiais:

http://www.environment.gov.au/biodiversity/invasive/publications/humane-control.html

http://www.environment.gov.au/biodiversity/invasive/ferals/index.html

Sobre gestão de fauna na Australia eles são muito claros que estes recursos devem ser utilizados de forma racional, inclusive incentivam a caça de cangurus como forma de uso racional das pastagens naturais para possibilitar o suporte de cangurus e gado. Era exatamente o que deveríamos fazer com nossas capivaras e jacarés. Você pode ver isso de maneira geral neste link:


http://www.environment.gov.au/biodiversity/trade-use/sources/management-plans/index.html

Algumas espécies são ainda geridas em nível estadual ou pelo menos dependem de planos estaduais de manejo, sejam de espécies nativas ou invasoras, com foco de exploração comercial ou controle definindo cotas no caso da exploração ou forma de execução quando controle:


http://www.nt.gov.au/nreta/wildlife/programs/approved.html

Sustainability of commercial harvest - http://www.nt.gov.au/nreta/wildlife/programs/pdf/kangaroo_assessment.pdf


"Over the past 25 years, kangaroos have been monitored and commercially harvested in Australia. It is generally accepted that current rates of harvest are sustainable. The kangaroo industry tends to be self-regulating in that commercial harvesting becomes uneconomic when densities fall to levels that may threaten harvested kangaroo species with extinction (Olsen and Low, 2006).

Este parágrafo anterior mostra como a auto-regulação da industria de exploração de cangurus acaba sendo eficiente pois o declinio da espécie torna a exploração anti-economica, a FAO demonstrou o mesmo recentemente em relação aos recursos pesqueiros, que as comunidades podem decidir melhor do que o governo em relação à exploração de um recurso natural.

Veja que mesmo a Grupo de especialistas em crocodilianos da IUCN está promovendo a "conservação dos crocodilianos pelo uso sustentável":


http://iucncsg.org/ph1/modules/Home/HCC_Workshop_Flyer_2010_1.pdf


http://iucncsg.org/ph1/modules/Crocodilians/utilization.html

É possível perceber que a Australia não possui fauna nativa de interesse cinegético, restando o canguru e os crocodilos dos quais fazem aproveitamento econômico. Isso não quer dizer que não se pratica a caça esportiva, mas que as espécies são exóticas e não dependem da aprovação dos orgãos ambientais por serem consideradas praticamente como criações extensivas. Conforme você pode ver na reportagem a seguir, o esporte de caça tem tido um grande renascimento no país com o principal foco nas espécies invasoras, é um grande serviço que o caçador no caso presta ao meio ambiente e ao seu país como cidadão.

http://www.youtube.com/watch?v=BGNxjT7mOHs

http://www.youtube.com/watch?v=z2UW2WTwloo

Estudos do Min. Do Meio Ambiente deles indica que somente para manter estável a população de coelhos seria necessário matar 150 milhões de animais por ano de uma população estimada em 600 milhões de indivíduos, imagina o estrago em relação ao consumo de recursos que estes animais causam!!!


Além disso é uma forma do cidadão e sua família possuírem uma oportunidade de vivenciar e conhecer o meio ambiente, a fauna e o campo, só cuida quem conhece e além disso estes esportes de natureza como caça e pesca em geral promovem o relacionamento familiar em especial entre país e filhos muitas vezes melhor do que outros esportes. Leve uma bola de futebol e uma carabina de ar pra acertar algumas latinhas à um churrasco de família e veja quantas pessoas vão participar em cada atividade, você vai se surpreender.

Atenciosamente,,

--

Eng. Agr. Rafael Salerno
Nova Safra Consultoria e Participações
www.plantadiretobrasil.blogspot.com
skype: panda_br
+55-31-9882-7421

+55-31-3775-3401

No comments: