Thursday, July 07, 2011

Guia ilustrado de Controle de Javalis com arma de fogo

Prezados colegas,

O controle de javalis e seus hibridos já está liberado no RS e SC e é uma atividade que precisa ser levada a sério pois necessita de conhecimento para evitar acidentes desnecessários e riscos ao produtor rural ou atirador. Para ajudar estamos disponibilizando este artigo ilustrado sobre pontos ideais para colocação dos tiros bem como uma pequena discussão sobre calibres.

Desde já agradecemos o autor Sr.
Evaldo Staut que gentilmente nos permitiu a publicação de um trabalho que certamente será uma referência no Brasil.

É bem verdade que um calibre .22 pode matar um porco quando bem colocado na testa do animal, ou mesmo matar leitões para efeito de controle, porém o uso de calibres menores em geral como os calibres de armas curtas como .38, .32, 380, .40, 7,65 ou de armas longas menores do que .20 como .28 , .36 pode ser extremamente arriscado por expor a pessoa a um animal agressivo e ferido.

Situações como esta já levaram a óbito algumas pessoas no Brasil

Muita prudência e boa pontaria a todos!

Eng. Agr. Rafael Salerno

Ps.: As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor, ainda que eu concorde na sua quase totalidade

Artigo: CARACTERISCAS DA ANATOMIA DO JAVALI/JAVAPORCO


Autor: Evaldo Avelino Boeri Staut

Coração, pulmão, coluna vertebral
.



Primeiramente eu gostaria de deixar bem claro, que sou o único e exclusivo responsável por este artigo, o Blog Planta Direto Brasil bem como seu mantenedor e seus outros membros não possuem qualquer responsabilidade sobre o mesmo, afirmo isso, pois apesar de estar ciente de que não estou cometendo nenhuma ilegalidade, infelizmente a imbecilidade e a hipocrisia são extremamente abundantes nos dias atuais.

Eu também gostaria de deixar bem claro que não estou incentivando nenhum tipo de ilegalidade, nem estou tratando de um tema ilegal, haja visto que a caça legal de javali bem como seu controle populacional por parte de algumas autoridades competentes, hoje é uma realidade no Brasil

A quem possa achar que esse tipo de controle é desumano ou coisa parecida, eu recomendo uma visita a um frigorífico de porco, de gado, de cavalo, ou mesmo de frango, tenho certeza que após tal visita essa pessoa terá plena convicção que este é um método de controle muito humano.

Eu também gostaria de atentar para o fato de que os javali/javaporcos são animais exóticos, altamente invasores e daninhos, que causam grandes danos a fauna e a flora nativa brasileira, apesar de algumas certas "otoridades" ainda quererem esconder existência deles, bem como dos problemas causados por eles tentando estupidamente esconder a merda debaixo do tapete, eles são uma realidade e um problema a nível NACIONAL, e estão se espalhando cada vez mais, tanto que em breve espaço de tempo eles se tornarão onipresentes em todo ou quase todo território nacional

Nas áreas de grande incidência desses animais, alem dos danos materiais e da morte de animais de cria que eles provocam, eles praticamente eliminam os porcos nativos, queixadas e catetos, e exterminam os ovos de todos os pássaros que fazem ninho no chão, perdiz, codorna, ema, quero quero, nhambu, jaó.....

Nosso objetivo é passar um pouco de conhecimento sobre a anatomia desse animal exótico.
Anatomia essa que é amplamente mal compreendida, fato esse que aliado ao seu porte avantajado, grande resistência física e agressividade, podem resultar em reais riscos a integridade física e a vida de caçadores legalizados e de autoridades encarregadas do seu controle.

Bem como tentar passar alguns conhecimentos tanto coletados, como pessoais sobre a caça desse animal, sempre embasado em nossa relativa experiência pratica.

Fotografias com ilustrações feitas por nós são utilizadas para ilustrar da forma mais realista possível, a localização do coração, pulmões e coluna vertebral, permitindo que se possam compreender realmente quais são suas áreas mais mortais, portanto as mais adequadas para se realizar o abate desses animais da forma mais limpa e humanamente possível, sem sofrimento desnecessário para o animal e nem riscos para quem for efetuar o seu controle

Por muitos é entendido, ou melhor, mal entendido, que o javali é uma espécie de "super fera" blindada que é quase impossível de matar.

Estórias surpreendentes são contadas e recontadas de como tiros supostamente bem colocados não conseguem derrubá-lo.

Realmente o javali tem uma grande resistência, mas não é bem assim, esse animal não é tão "imorrível", o que acontece é que a área do corpo dele que é realmente mortal é muito pequena!

Mas alguém vai dizer, "só que você esta se esquecendo da placa de armadura que existe sobre as regiões das paletas", sim eu sei que ela existe só que ela não é à prova de bala!

A chamada placa de armadura é resistente e pode ser bem grossa chegando a atingir +/- 5cm de espessura em um "cachaço erado", mas é facilmente perfurada por balas de calibres adequados!

Existem até estórias de balas ricocheteando um porco, mas isso é só estória.

Agora o que não da, é querer caçar javali com calibrinho, ai a coisa pode complicar e muito, dependendo da situação pode acabar até com a morte do caçador.

Já vi vários desenhos artísticos da anatomia do Javali, e a quase todos estes desenhos estavam muito errados.

As fotos abaixo irão mostrar em detalhes as exatas localizações dos órgãos vitais e o quão realmente é pequena a área do coração/pulmões.

Também irão mostrar a localização da coluna vertebral (cervical), que é muito baixa na altura da paleta.

Dê uma boa olhada na ultima foto!

Você pode ver que a "buchada" ocupa praticamente todo o comprimento do corpo do javali, atingindo até a parte inferior da paleta e na verdade ela fica encostada no coração.

Portanto a crença que muitos têm de que "atrás da paleta" é um dos melhores locais para se colocar o tiro e não estragar muita carne, normalmente resulta em nada mais do que um tiro na "buchada" com a ruptura dos intestinos e fígado.

Este tiro vai resultar num porco mortalmente ferido, mas correndo por centenas de metros.
Essa corrida geralmente vai terminar em cerca de 100, 200 metros do local onde o animal foi baleado, e às vezes mais longe ainda.
Embora o porco vá morrer, raramente ele será recuperado e aproveitado, pois geralmente isso ocorre no sujo.

Ai, em seguida nasce outra estória da besta a prova de balas.

A verdade é que um projétil de calibre decente, com uma carga decente, colocado no coração, pulmão, coluna vertebral, vai abater o maior javali que existe de forma praticamente instantânea.

O truque é saber qual é a área realmente mortal do javali.

Eu quero mostrar também, onde realmente fica localizada a "buchada" (estômago e intestinos).

Tenha em mente que as fotos abaixo são de um porco morto deitado em uma superfície plana. O que faz parecer que a paleta (perna dianteira), pareça ser mais para frente do que realmente é como se fosse um pouco afastada do corpo.


Posted Image

Foto de um mestiço, macho, jovem de +/- 35 kg



Posted Image

Foto do porco coureado! (sem o couro)



Posted Image

Esta foto mostra a caixa torácica (costelas), a paleta e a coluna vertebral desossadas. A pá da paleta (
escápula ou omoplata) está em pé e não inclinada como muitas fotos artísticas mostram.
Os ossos e músculos da paleta
cobrem 85% ou mais do coração e pulmões.



Posted Image

Essa foto mostra parte da caixa torácica (costela) retirada para que se veja o interior, e mostra a posição exata do coração, pulmões e intestinos, bem como parte da coluna vertebral.


Obs: o tiro foi dado com um rifle de alta potencia na região central do pescoço.

O canal de ferida é facilmente visível.
A coluna foi severamente danificada junto com as principais artérias e veias, bem como partes dos pulmões. O coração em si não foi atingindo, mas mesmo assim o porco caiu em cima do rastro, sem tentar correr.



Posted Image

Como se pode ver, o coração em si permaneceu intacto, as grandes artérias dos pulmões e do coração são claramente visíveis na foto.




Posted Image

Essa foto, mostra bem como é pequena a area da cavidade torácica ocupada pelos pulmões e pelo coração.
Mostra também que os intestinos se prolongam até a área da paleta.
Claramente pode ser visto que um tiro colocado atrás da paleta não vai atingir a área do coração e dos pulmões.




Posted Image

OS TIROS DEVEM SER COLOCADOS NA REGIÃO MÉDIA DA PALETA ou no pescoço.

Tiros no pescoço são recomendáveis apenas para rifles de alta potência.

Os tiros dados com armas curtas ou com armas longas que utilizem calibres de arma curta, como 357mag, 44mag.... Bem como aqueles dados com espingardas carregadas com balotes, são mais mortais quando dados diretamente na parte superior do coração, que está diretamente na linha da paleta e acima do início de "cotovelo".

11 comments:

Unknown said...

Muito bom, sempre gostei de tiros 3 dedos acima do "cotovelo"...rsrsr...

Ismael said...

Otima explicacao Rafael

Ismael said...

Otima explicacao Rafael

Anonymous said...

Mas com .22 qual seria o local ideal para o abate?

Alfa Kaszas said...

Show de bola 3 dedos atras do cotovelo... amigo ao inves de balote posso usar o SG de 12

Unknown said...

Por que na Europa se pode consumir e aqui não?

Unknown said...

Pq não tem controle sanitário Itamar

Unknown said...

Entre os olhos, exatamente ou na nuca.

Unknown said...

Qual o calibre mínimo recomendado?

Unknown said...

Com espicarda calibre 32 daria pra caçar o javali?

Unknown said...

Qual a munição ideal pra usar?