Saturday, July 23, 2011

Ataque de 'javaporcos' destrói 150 plantações no interior de SP

22/07/2011 23h58 - Atualizado em 23/07/2011 12h32
Ataque de 'javaporcos' destrói 150 plantações no interior de SP

Animais são resultado de cruzamento entre javali e porco.
Agricultores na região de Rio Claro reclamam de prejuízo.

Do G1 SP, com informações da EPTV

Animais já destruíram 150 plantações no interior de São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Tem)Animais já destruíram 150 plantações no
interior de São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Tem)

A superpopulação de javaporco, animal resultado do cruzamento entre javali e porco, já causou prejuízos em 150 propriedades agrícolas de Rio Claro, a 175 km da capital paulista. Os animais invadem lavouras e deixam um rastro de destruição.

Uma mesma plantação de milho seco foi invadida cinco vezes pelos animais em uma semana. O agricultor Liberato Huefener Filho perdeu um dos seus três hectares. O prejuízo já chega a 200 sacas de milho, o equivalente a R$ 6 mil.

O javaporco foi criado para melhorar a qualidade da carne suína. Mas, como se reproduz com muita facilidade, a luta dos agricultores passou a ser o controle da superpopulação. O bicho é selvagem e vive na mata. Chega a pesar 100 kg e pode dar a luz a até dez filhotes.

O diretor do Conselho de Agricultura de Rio Claro, José Cláudio da Silva, explica que os javaporcos, quando livres na natureza, podem trazer um desequilíbrio ao ecossistema. “Como eles não têm predadores, eles acabam atacando as capivaras, que são animais da nossa região”, disse.

O Ministério Público foi acionado para pedir um estudo sobre a quantidade de animais soltos e os problemas que eles trazem para o meio ambiente.

No comments: