Thursday, July 07, 2011

Tudo novo - Efraim Rodrigues

Efraim Rodrigues

Tudo novo

Publicado em 03/06/2011 | efraim@efraim.com.br

Neste 5 de junho pouparei você do clichê “Não há muito o que comemorar neste Dia do Meio Ambiente...”

Ao contrário, temos muito que comemorar.

Há três décadas, criadores de porcos da Argentina e Uruguai trouxeram javalis, de onde eles se dispersaram para o Rio Grande do Sul e todo o país.Um grande passo para a solução do problema está sendo dado por uma única pessoa que está compilando os relatos de ocorrência de Javalis. Dê uma olhada em http://plantadiretobrasil.blogspot.com/2011/02/primeiro-mapa-de-incidencia-javalis-e.html e contribua você também se encontrar um javali.

Há mais o que comemorar. O responsável pelo blog não é um naturalista preocupado com a contaminação de ecossistemas nativos por espécies exóticas, mas um jovem agrônomo focado em nutrição de plantas e análise econômica. A comemoração é então dupla. Pela possibilidade de as pessoas enxergarem a extensão do dano causado pelos javalis (e pressionem por medidas efetivas) e o aparecimento de uma nova geração de agrônomos (e naturalistas) que afinal percebam que todos (ao menos os bem-intencionados) querem o mesmo: medidas planejadas e eficientes visando ao bem comum a longo prazo.

Outra iniciativa de grande resultado e pouco esforço é o Inaturalist. A ideia aqui é que as pessoas mandam fotografias de plantas e bichos que querem identificar. Um time de pesquisadores, então, identifica a espécie pela foto. E quem paga para essa gente largar seus cargos de pesquisadores e professores e ficar identificando plantas que estudantes e donos de casa mandam?

Ninguém paga ninguém porque há aí uma troca inteligente de trabalho. Estudantes e donas de casa que querem saber o nome da espécie trabalham como assistentes de campo dos pesquisadores. Eles ganham o nome, mas informam que a espécie X ocorre em determinado local. Unindo contribuições daqui e dali é possível fazer mapas de ocorrência de espécies que antes exigiam ir a um museu e passar por todos os espécimes e ainda por cima tentar adivinhar as coordenadas da estrada de São João de Deus me livre. Se você mandar a foto com um IPhone, ela já vai com as coordenadas junto.

O que eu comemoro neste 5 de junho é o nascimento de uma tecnologia que viabiliza as pessoas trabalharem juntas para melhorarem o ambiente onde vivem.

No comments: