Wednesday, July 27, 2011

20/07/2011 - CANADÁ ACABARÁ COM REGISTRO DE ARMAS LONGAS

20/07/2011 - CANADÁ ACABARÁ COM REGISTRO DE ARMAS LONGAS

Veículo: Agência Viva Brasil / Veiculação: On-line
O governo do Canadá pretende, com o apoio da maioria no parlamento, introduzir medidas legislativas no final do ano com o fim de extinguir o registro de armas longas.

A Parlamentar Candice Hoeppner, de Manitoba, disse que o governo irá extinguir o registro assim que forem retomados os trabalhos do Parlamento. “Todos sabem que isto tem sido nossa intenção há anos. Além disso, o Primeiro Ministro assumiu o compromisso de que o registro de armas longas seria extinto,” disse ela. “Nós iremos honrar o compromisso que fizemos.”

“O povo canadense irá ver a extinção do registro de armas longas logo, no final do ano”, completou a Parlamentar. “Trata-se de uma prioridade para o nosso governo.”

Candice Hoeppner introduziu, em 2009, um projeto que propunha isentar fuzis de caça e espingardas de registro, que seria necessário apenas para armas curtas. Fuzis militares e metralhadoras continuariam a ser proibidos. Em outubro de 2010 a oposição conseguiu barrar seu projeto, por uma margem pequena, de apenas 2 votos.

Por entenderem que a manutenção do registro de armas longas constitui um gasto desnecessário, ineficiente no combate à criminalidade, o atual governo apresentará outro projeto legislativo, de conteúdo semelhante ao anterior.

Líderes de alguns partidos políticos hesitam em revelar se irão apoiar o novo projeto. No entanto, concordam que a legislação atual necessita de modificações, visto que prejudica certos setores da sociedade, principalmente as comunidades rurais e indígenas. Analistas afirmam não ser possível visualizar a direção em que seguirá a votação. Apesar da causa ter ganhado força com a ascensão do atual governo, a oposição fará todo o possível para, mais uma vez, barrar a extinção do registro de armas longas no Canadá.

No comments: