Tuesday, October 26, 2010

Resposta à EMBRAPA: Alerta nacional de risco sanitário - Javali

Prezado Dr. Gerson, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves

Agradeço seu retorno e à EMBRAPA por meio da sua pessoa, no entanto neste ano agrícola que passou tivemos o óbito de uma pessoa em MG (veja reportagem), o IAGRO/MS sacrificou 65 animais por aujezky este ano (veja) e mais de um milhão de reais em prejuízos registrados em danos a lavouras de milho somente em Rio Brilhante-MS. Animais com mais de 150Kg e presas com mais de 10cm tem sido facilmente encontrados (Foto de javali abatido no RS)

Apesar da serenidade contida em sua resposta eu acredito que a EMBRAPA e o setor produtivo ainda não se deram conta realmente do perigo que esta espécie representa em nosso país.

Eu compilei maiores informações no artigo Javali – Uma ameaça subestimada pelo agronegócio onde incluo dados econômicos de quanto perdemos com os últimos embargos devido a aftosa nos surtos que houveram no RS e no MS. O Último foco de aftosa no RS em 2000 levou ao sacrifício de 11 mil animais[vi], o embargo devido ao ultimo foco surgido no MS levou a um prejuízo estimado em R$ 1,7 bilhões mostrando que há muitas empresas, empregos, pessoas e famílias em jogo para correr o risco de conviver com estes animais.

Além disso sou obrigado a discordar claramente com vossa afirmação de que "No nosso entendimento a questão não é eliminar os Javalis, mas sim dispor de métodos para controlar e/ou evitar a proliferação exajerada do animal."

Veja bem Dr. Gerson, trata-se de um animal exótico à fauna nacional, invasor e nocivo (social, ambiental e economicamente), seria louvável se conseguíssemos eliminá-lo, bem como outras espécies exóticas e nocivas como pombos (Columba livia), pardais, bicos de lacre, búfalos e outros que aqui abundam com uma complascência diria até irresponsável de órgãos como o IBAMA, a EMBRAPA, o Ministério da Saúde e sua Agência de Vigilância Sanitária, assim como os órgãos nacionais de defesa sanitária.

Infelizmente só para citar como exemplo, a praticamente 500 anos lutamos contra ratos e camundongos que aqui chegaram com as caravelas portuguesas e são também animais exóticos à fauna nacional, invasores e nocivos (social, ambiental e economicamente), e mesmo que sem qualquer restrição ao seu combate ainda não conseguimos vencer a luta contra eles...como vamos conseguir vencer esta luta com uma proibição INCONSTITUCIONAL do IBAMA de controlar este animal nocivo que é o javali???

INCONSTITUCIONAL é uma palavra feia porém é a mais correta em se tratando dessa proibição, pois a LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 diz claramente no artigo 37, inciso IV.

Art. 37: Não é crime o abate de animal, quando realizado:

IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente.


Como o IBAMA e demais orgãos já declararam o javali como animal nocivo, não é crime em momento algum o abate do referido animal e creio que esta posição legal é que deveria também ser assumida pela EMBRAPA, orgãos de defesa sanitária, policias ambientais e outros.

Aliás sugiro abertamente aos produtores que me convidem para em frente a imprensa exercermos nosso direito previsto em lei e abatermos juntos alguns javalis


Sem mais para o momento fico aqui no aguardo não de debates sobre a questão, mas de medidas efetivas dos orgãos públicos quanto a este mal que hoje está se alastrando diariamente no país.

Atenciosamente,

--
Eng. Agr. Rafael Salerno
Nova Safra Consultoria e Participações
www.plantadiretobrasil.blogspot.com
skype: panda_br
+55-31-9882-7421

No comments: