Thursday, September 08, 2011

Passarinhos e a canalhice da WSPA

Em resposta a campanha da WSPA em limitar a criação de passarinhos, informação que me chegou justo na Semana da Pátria...

Eu venho denunciando a algum tempo que estas Sociedades Protetoras dos Animais-SPA's são extremamente nocivas a sociedade tanto como boa parte das ONG's do tipo Sou da Paz e Viva Rio, que defendem os direitos "dos manos" e dão as costas para o cidadão de bem, sua familia e seus valores.

A gota d'agua é esta campanha mentirosa e que utiliza o mesmo "modus operandi" entre estes dois grupos de safados sugadores de recursos públicos...

A turma dos "direitos dos manos" defende o desarmamento do cidadão de bem e sua familia e diz que a maioria das apreensões de armas são de armas de fabricação nacional e de origem de compras legais...uma vergonhosa e escandalosa mentira!!!

Primeiro porque boa parte das apreensões são de armas em calibres que os cidadãos comuns brasileiros não podem adquirir como pistolas 9mm, .45 e .40, assim como fuzis semi-automáticos, etc, segundo e aí é que está a maior relação entre estes mentirosos é que as armas fabricadas no Brasil são vendidas no mundo todo sendo encontradas até no armazém do Gaddafi na Líbia, nossas pistolas são lideres de venda nos EUA, bem como na Argentina, Paraguay, Uruguay, etc...e acabam retornando pelo contrabando nas fronteiras e não por meio das lojas, o que as lojas brasileiras vendem em um ano não cobre o volume de armas apreendidas em um mês no Brasil

Então como podemos ver na carta da WSPA ao presidente do ÍBAMA que eu copiei abaixo é que estes safados da WSPA estão dizendo que só porque a maioria das apreensões é de passeriformes é evidencia de que criadores legalizados estão "esquentando" animais conforme texto abaixo, estes caras deveriam ser condenados por calunias e difamação...isso é sem-vergonhice sem tamanho, me revolto como brasileiro em ver uma picaretagem dessas.

O IBAMA é responsável por fiscalizar e controlar cada ave produzida nos criatórios tendo cada uma uma numeração por anilha quando não um chip...qualquer um que fure este sistema não é criador legalizado, É BANDIDO...e ponto!

Os criadores legalizados fazem um grande serviço ao país mesmo que de forma lucrativa já que o governo não os remunera para conservar essa base genética ou desenvolver técnicas de reprodução em cativeiro destes animais, são pesquisas mantidas a custo próprio para o bem da sociedade e nosso patrimônio natural.

Já morei e visitei regiões muito pobres desse nosso país onde a coleta desse passarinhos é fonte de renda comum entre a população, por quê não podemos ensinar estes caboclos a criar estes animais, vender e gerar fonte de empregos e renda a partir de nossos recursos faunisticos?

Mais uma vez assistimos uma organização internacional de interesses duvidosos vomitando regras aqui no Brasil e vamos ficar calados??? Tá na hora da gente tomar vergonha na cara e tomar as rédeas do nosso país...ainda mais em SEMANA DA PÁTRIA ! ! !

--
Eng. Agr. Rafael Salerno
Coordenador GT Javali
Nova Safra Consultoria e Participações

www.plantadiretobrasil.blogspot.com
skype: panda_br
+55-31-9882-7421
+55-38-9175-0006

Pela manutenção da IN 15/2010

À Presidência do Ibama,

Venho por meio desta solicitar ao Ibama que não altere a Instrução Normativa no. 15 de 2010, que versa sobre o manejo de passeriformes da fauna brasileira. A IN 15 foi um importante avanço na regulamentação das atividades amadora e comercial de criação de passeriformes ao estabelecer limites de espécies em cada categoria e cuidados mínimos com as aves.

Dado que o principal motivo da comercialização de aves como animais de estimação é o lucro, a grande maioria dos criatórios não atua em programas de conservação, que envolvem reprodução e soltura de animais. Muito pelo contrário: como apresentado pela Dra. Raquel Sabaini, do Ibama, em audiência pública realizada no dia 9 de agosto na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a maioria dos animais apreendidos do tráfico é passeriformes. Ainda, segundo a veterinária, as espécies mais criadas são exatamente as mais traficadas - curió, canário-da-terra, trinca-ferro, papa-capim, coleirinho e sabiá – à exceção do bicudo, já quase extinto na natureza. Esse dado evidencia que muitos criadores “esquentam” animais, ou seja, retiram as aves da natureza (cometendo um crime ambiental), e as vendem como se fossem legalizadas.

Também é importante ressaltar que qualquer animal silvestre mantido em cativeiro tem uma vida de sofrimento, pois não pode expressar seu comportamento natural. A ciência já comprovou que as aves são animais sencientes, ou seja, têm sentimentos análogos aos do ser humano, como dor, alegria, solidão, prazer, etc. Ademais, são animais que vivem em grupos - alguns deles formando casais por toda a vida - comportamentos básicos e essenciais que lhes são negados quando privados de liberdade, isolados em gaiolas.

Deve-se considerar também o fato de os passeriformes terem a capacidade de voar quilômetros todos os dias e, em cativeiro, ficarem impossibilitados de usar o seu principal meio de locomoção. A IN 15 dá um importante passo ao exigir, em seu artigo 39, que as aves em gaiolas devem poder executar, no mínimo, pequenos voos.

Por esses motivos, passeriformes em gaiolas ficam em situação evidente de maus-tratos, o que constitui crime de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), em seu artigo 32. Assim, invocamos ao Ibama que mantenha a atual redação da IN 15/2010, impedindo qualquer retrocesso.

Confiante da atuação e compromisso do Ibama em defesa da fauna silvestre, agradeço antecipadamente,

No comments: