Tuesday, September 06, 2011

Javaporcos atacam lavouras de milho em Rio Claro/SP


Bandos invadiram quase 150 propriedades na região central de São Paulo

04/09/2011 - 10:02

Alterar o tamanho da letra A+A-

A superpopulação de javaporcos, criados a partir do cruzamento entre porcos e javalis para melhorar a qualidade da carne suína, está levando prejuízo para os agricultores. Os bandos invadiram lavouras em quase 150 propriedades e deixaram um rastro de destruição na região central de São Paulo.

Dos três hectares de uma lavoura de milho em Rio Claro, restam dois. O prejuízo do agricultor chega a 200 sacas de milho, o que equivale a R$ 6 mil. Em uma semana, foi o quinto ataque de javaporco, um animal que até pouco tempo não existia por aqui. “Tem um bando de noite aí. O bicho vai atacando e comendo tudo. E o que ele não come, estraga”, conta o produtor Liberato Huefener Filho.

O diretor do Conselho de Agricultura de Rio Claro, José Cláudio da Silva, explica que os javaporcos, quando livres na natureza, podem trazer um desequilíbrio ao ecossistema. “Como eles não têm predadores, acabam atacando as capivaras, que são animais da nossa região”, diz.

O Ministério Público foi acionado para pedir um estudo sobre a quantidade de animais soltos e os problemas que eles trazem para o meio ambiente, mas o engenheiro agrônomo Enéas Ferguson aponta uma solução temporária. “Penso em aglomerarmos e fazermos armadilhas pra tentar transferir esses animais pra outros locais.”

No comments: