Tuesday, December 28, 2010

França declara guerra contra os javalis mas sofre por falta de caçadores

O mesmo está acontecendo nos EUA, Austrália, Nova Zelândia e pode ocorrer no BR em pouco tempo...

Rede BBC de Londres destacou esta semana no noticiário a expansão e descontrole da população de Javalis na França, cientistas e autoridades não conseguiram ainda identificar o motivo da expansão da população mas atribuem como causa a falta de invernos mais rigorosos que pudessem restringir a reprodução destes animais ao longo do ano.

Só para esclarecer: A França é um país menor do que o estado de Minas Gerais e possui uma população muito urbana totalizando mais de 60 milhões de habitantes, ou sejá haveria pouco espaço rural para expansão destes animais...no entanto foram abatidos 560 mil animais em 2009 e as populações seguem crescendo, sendo registrados mais de 20 mil acidentes veiculares devido a colisões com estes animais.

E no Brasil que é um país muito menos urbano e populoso, o que estará ocorrendo dentro de poucos anos? Já existem diversas áreas de preservação como reservas indigenas e parques infestados com estes animais que já encontram-se em diversos estados...há dois registros oficiais de pessoas mortas em ataques e mais estão por vir. O que o IBAMA está fazendo a respeito???

Abaixo os links para os videos e as reportagens:

Video:
Wild boar numbers are a challenge to French authorities

Reportagem:
French hunters urged to declare war on the boar