Monday, August 01, 2011

Vale do Paranapanema - Javaporco causa prejuízo à produtores de milho em SP

01/08/2011 06h27 - Atualizado em 01/08/2011 06h32

Javaporco causa prejuízo à produtores de milho em SP

O animal é fruto do cruzamento do javali com o porco.
Ele invade as lavouras e come tudo o que vê pela frente.

Do Globo Rural

Vejam video: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/08/javaporco-causa-prejuizo-produtores-de-milho-em-sp.html


A área devastada no meio do milharal é resultado de mais um ataque dos animais no Vale do Paranapanema, centro-oeste paulista. O produtor rural Jorge Jaede deixará de colher 750 sacas de milho, um prejuízo de quase R$ 20 mil.

As perdas com os ataques começaram na época do plantio de milho. “Esse ano, o javaporco está comendo a semente também, fora o dano causado por pisotear a lavoura. O estrago é grande”, diz o agrônomo João Souza.

Na fazenda de Renato Elzer, nem mesmo a cerca elétrica ao lado do milharal afugentou os animais. Outra medida que alguns produtores tomaram para tentar coibir o ataque de javaporcos é colocar armadilhas, mas até agora o resultado não apareceu.

O javaporco é resultado do cruzamento do porco com javali. Ele já foi visto em várias regiões do estado de São Paulo e alguns ultrapassam os 200 quilos. Eles andam em bando de até 30 animais e os ataques ocorrem à noite. Durante o dia, eles se escondem em matas próximas às lavouras.

A caça ao javaporco chegou a ser autorizada pelo Ibama em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas recentemente o instituto decidiu suspendê-la. Diante disso, matar o animal é crime ambiental em todo o país.

No comments: