Wednesday, March 19, 2008

2º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo



2º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo.

Evento de extensão para comemoração, sensibilização e difusão de tecnologia sobre conservação do solo, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e pelo Centro de Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O evento terá novamente por finalidade a reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade de ações de planejamento do uso e manejo deste recurso, por meio do emprego de tecnologias apropriadas aos diferentes ambientes de produção, viabilizando, assim, a manutenção e melhoria da sua capacidade produtiva, propiciando a produção de alimentos de forma sustentável. A UFRB está localizada no Recôncavo da Bahia, região dos Tabuleiros Costeiros caracterizada por solos coesos e com limitações para uso agrícola.

A falta de informação dos produtores quanto às questões de uso, manejo, conservação e recuperação dos solos inerentes às atividades de exploração agropecuária e adequadas às características regionais resultam em baixas produções, erosão, perda de solo e consequentemente degradação dos ambientes de produção. Portanto, se faz necessário um trabalho de sensibilização junto aos futuros profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e ambientais, representantes da sociedade e profissionais da área sobre a necessidade de preservar efetivamente o único bem que o produtor possui o “solo”, é preciso perenizar este recurso por meio da aplicação e da adoção de tecnologias e metodologias mais eficientes no que diz respeito à conservação e consequentemente ao incremento da produtividade.

Esta edição do ato comemorativo tem intuito de dar continuidade às discussões acerca de assuntos relacionados à sustentabilidade regional, principalmente com o objetivo de sensibilizar a sociedade, profissionais e alunos sobre a importância da conservação do solo e da água. Pretende-se, também, com o evento obter diretrizes para nortear ações conjuntas entre a sociedade e as instituições para ações de conservação. A abordagem temática desse ano será sobre as ferramentas para gestão do recurso solo e as oportunidades para implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária em pequenas propriedades.

Local do evento: Campus Universitário de Cruz das Almas – UFRB. Data da realização: 15 de abril de 2.008.
Público alvo: Estudantes de agronomia, zootecnia, engenharia florestal, engenharia sanitária e ambiental, profissionais, instituições, associações e produtores rurais.

Programação do evento:

Abertura – Apresentação do representante da Fundação Agrisus.

Aula 1. “Gestão sustentável do recurso solo: Planejamento Agroambiental”.
Responsável – Jener Fernando Leite de Moraes.
Eng. Agrônomo, mestrado e doutorado em Ciências, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP. Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas e professor do curso de Mestrado em Agricultura Tropical e Sub-tropical, do mesmo Instituto. Atuação: Geoprocessamento, com ênfase em Diagnóstico do Meio Físico e Planejamento Agroambiental de bacias hidrográficas, principalmente nos temas: agricultura e meio ambiente, zoneamentos e sensoriamento remoto.

Aula 2. “O Estado da Arte da conservação do solo no Recôncavo da Bahia”
Responsável – José Fernandes de Melo Filho
Eng. Agrônomo, mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (UFC e ESALQ/USP). Professor Adjunto da UFRB, Coordenação de Ensino e Integração Acadêmica e responsável pela disciplina Manejo e Conservação do Solo e Água e Manejo e Conservação de Solos Tropicais. Atuação: Conservação do solo e água; Manejo e qualidade do solo em sistemas agrícolas; estudo de plantas de cobertura e adubação verde.

Aula 3. “O programa de Integração Lavoura - Pecuária do MAPA”
Responsável – Dr. Maurício Carvalho de Oliveira
- DEPROS/SDC/MAPA Eng. Agrônomo, Departamento do Sistema de Produção e Sustentabilidade - Depros do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atuação: Integração lavoura – pecuária.

Aula 4.” Utilização do sistema plantio direto na renovação das pastagens”
Responsável – Rafael Augusto Salerno
Engenheiro agrônomo, com especialização em fertilidade de solos pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou na Associação de Plantio Direto no Cerrado, coordenando o Projeto "Guardiões da Nossa Água" APDC/Petrobrás no estado de Minas Gerais/BR. Trabalhou como consultor-assistente no Depto de Agronomia da Purdue University/USA. Atuação: Plantio direto, integração lavoura-pecuária em pequenas propriedades e organização do sitema de produção.

Posted by Picasa

No comments: