Tuesday, March 25, 2008

ESALQ promove I Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária

Atualmente, sistemas mistos de exploração de lavoura e pecuária têm chamado a atenção pelas vantagens que apresentam em relação aos sistemas isolados de agricultura ou de pecuária. Para orientar pesquisadores, profissionais e estudantes da área, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), o Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ 2009) e a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (FEALQ), realizarão o I Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária, em 28 e 29 de março.

Durante o acontecimento, os participantes terão oportunidade de perceber que as propriedades agrícolas, em geral, necessitam de alternativas que possam intensificar o uso da terra e aumentar a sustentabilidade dos sistemas de produção com melhoria da renda.

A integração lavoura-pecuária (ILP) consiste na diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão de atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas como maximizar racionalmente o uso da terra, da infra-estrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos e diluir os riscos.

Coordenado pela pesquisadora Patrícia Menezes dos Santos (Embrapa), Raul Machado Neto, Carlos Guilherme Silveira Pedreira e Luiz Gustavo Nússio, docentes da ESALQ, o simpósio reunirá palestrantes da Andef, Embrapa, Fazenda Experimental Coamo, Projepec Consultoria Agropecuária, Unesp Botucatu e da própria ESALQ.

O investimento para participação do evento, com atividades durante os dois dias, das 08h00 às 18h00, será de R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais).
Informações e inscrições pelos telefones (19) 3417-6604 ou 3417-6601, pelo site www.fealq.org.br ou e-mail cdt@fealq.org.br .

Integração Lavoura e Pecuária tem dias de campo em Goiás

A Embrapa, a John Deere, a Universidade Estadual de Goiás e a Agência Rural de Goiás promovem dias de campo Integração Lavoura e Pecuária (ILP) em 27 e 28 de março na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), a 200 quilômetros de Goiânia (GO). O evento busca difundir, para a região sudeste do Estado, as tecnologias de reforma de pastagem com lavoura, de rotação de culturas anuais com pastagens perenes e de sucessão de culturas com forrageiras anuais.A Fazenda Santa Brígida tem como principal atividade produtiva a pecuária, seguida da produção de grãos. Na propriedade, bem como na maioria das propriedades da região, existe pastagem degradada e a ILP, associada quando possível ao Sistema Plantio Direto, é encarada como a melhor forma de ajudar a solucionar o problema da alimentação para o gado, principalmente no período seco do ano, além de auxiliar no aprimoramento da exploração das lavouras.Os dias de campo irão contar com a participação de seis unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). São elas: Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e Embrapa Soja (Londrina/PR), além do Escritório de Negócios da Embrapa em Goiânia. A iniciativa tem ainda o apoio do Banco do Brasil, Ikeda e Marchesan. MAIS INFORMAÇÕESAgência Rural de GoiásTelefone: (64) 3491-1097Universidade Estadual de GoiásTelefone: (64) 3491-1556

PROGRAMAÇÃO
DIA 27 DE MARÇO
Público: Autoridades, produtores rurais, empresas e imprensa
08h30 – Café da manhã Cadastramento dos convidados
09h – Palestra de Abertura Engenheiro Agrônomo Alysson Paulinelli
Ex – Ministro da Agricultura
09h30 – Depoimentos Ricardo Merola Fazenda Santa Fé
Cesário Ramalho Presidente da Sociedade Rural Brasileira
10h – Palestra Técnica Embrapa
10h30 – Visita às estações de campo
12h10 – Encerramento do programa técnico
12h30 – Almoço de Confraternização

DIA 28 DE MARÇO
Público: Produtores rurais, técnicos e estudantes0
8h30 – Café da manhã Cadastramento dos convidados
09h – Palestra de Abertura09h30 – Depoimento Ricardo Merola Fazenda Santa Fé
10h – Palestra Técnica Embrapa
10h30 – Visita às estações de campo
12h10 – Encerramento do programa técnico
12h30 – Almoço de Confraternização

FONTEEmbrapa Arroz e FeijãoRodrigo Peixoto - JornalistaTelefone: (62) 3533-2108

Wednesday, March 19, 2008

2º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo



2º Ato comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo.

Evento de extensão para comemoração, sensibilização e difusão de tecnologia sobre conservação do solo, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e pelo Centro de Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O evento terá novamente por finalidade a reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade de ações de planejamento do uso e manejo deste recurso, por meio do emprego de tecnologias apropriadas aos diferentes ambientes de produção, viabilizando, assim, a manutenção e melhoria da sua capacidade produtiva, propiciando a produção de alimentos de forma sustentável. A UFRB está localizada no Recôncavo da Bahia, região dos Tabuleiros Costeiros caracterizada por solos coesos e com limitações para uso agrícola.

A falta de informação dos produtores quanto às questões de uso, manejo, conservação e recuperação dos solos inerentes às atividades de exploração agropecuária e adequadas às características regionais resultam em baixas produções, erosão, perda de solo e consequentemente degradação dos ambientes de produção. Portanto, se faz necessário um trabalho de sensibilização junto aos futuros profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e ambientais, representantes da sociedade e profissionais da área sobre a necessidade de preservar efetivamente o único bem que o produtor possui o “solo”, é preciso perenizar este recurso por meio da aplicação e da adoção de tecnologias e metodologias mais eficientes no que diz respeito à conservação e consequentemente ao incremento da produtividade.

Esta edição do ato comemorativo tem intuito de dar continuidade às discussões acerca de assuntos relacionados à sustentabilidade regional, principalmente com o objetivo de sensibilizar a sociedade, profissionais e alunos sobre a importância da conservação do solo e da água. Pretende-se, também, com o evento obter diretrizes para nortear ações conjuntas entre a sociedade e as instituições para ações de conservação. A abordagem temática desse ano será sobre as ferramentas para gestão do recurso solo e as oportunidades para implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária em pequenas propriedades.

Local do evento: Campus Universitário de Cruz das Almas – UFRB. Data da realização: 15 de abril de 2.008.
Público alvo: Estudantes de agronomia, zootecnia, engenharia florestal, engenharia sanitária e ambiental, profissionais, instituições, associações e produtores rurais.

Programação do evento:

Abertura – Apresentação do representante da Fundação Agrisus.

Aula 1. “Gestão sustentável do recurso solo: Planejamento Agroambiental”.
Responsável – Jener Fernando Leite de Moraes.
Eng. Agrônomo, mestrado e doutorado em Ciências, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP. Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas e professor do curso de Mestrado em Agricultura Tropical e Sub-tropical, do mesmo Instituto. Atuação: Geoprocessamento, com ênfase em Diagnóstico do Meio Físico e Planejamento Agroambiental de bacias hidrográficas, principalmente nos temas: agricultura e meio ambiente, zoneamentos e sensoriamento remoto.

Aula 2. “O Estado da Arte da conservação do solo no Recôncavo da Bahia”
Responsável – José Fernandes de Melo Filho
Eng. Agrônomo, mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (UFC e ESALQ/USP). Professor Adjunto da UFRB, Coordenação de Ensino e Integração Acadêmica e responsável pela disciplina Manejo e Conservação do Solo e Água e Manejo e Conservação de Solos Tropicais. Atuação: Conservação do solo e água; Manejo e qualidade do solo em sistemas agrícolas; estudo de plantas de cobertura e adubação verde.

Aula 3. “O programa de Integração Lavoura - Pecuária do MAPA”
Responsável – Dr. Maurício Carvalho de Oliveira
- DEPROS/SDC/MAPA Eng. Agrônomo, Departamento do Sistema de Produção e Sustentabilidade - Depros do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atuação: Integração lavoura – pecuária.

Aula 4.” Utilização do sistema plantio direto na renovação das pastagens”
Responsável – Rafael Augusto Salerno
Engenheiro agrônomo, com especialização em fertilidade de solos pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou na Associação de Plantio Direto no Cerrado, coordenando o Projeto "Guardiões da Nossa Água" APDC/Petrobrás no estado de Minas Gerais/BR. Trabalhou como consultor-assistente no Depto de Agronomia da Purdue University/USA. Atuação: Plantio direto, integração lavoura-pecuária em pequenas propriedades e organização do sitema de produção.

Posted by Picasa

CONVITE: DIA DE CAMPO em ILP 28/03/08, Fazenda São Paulo II, Bonfinópolis/MG


Paracatu, 31 de janeiro de 2008.
Senhores,

Dando seqüência aos trabalhos de difusão da tecnologia ILP desenvolvidos em Minas Gerais pela EMBRAPA, EMATER, APDC, o MAPA e os parceiros do Projeto ILP – Secretaria Municipal de Agricultura de Unaí, Secretaria Municipal de Agricultura de Bonfinópolis, Campo, Plantar e Fazendas São Paulo, vêm convidá-lo a participar do DIA DE CAMPO em ILP, a ser realizado na Fazenda São Paulo II, Estrada Bonfinópolis km 50 - Bonfinópolis / MG.

Dia 28 de março
Horário: 8:00


Programação:

ABERTURA – Autoridades presentes

1ª ESTAÇÃO: Plantio de Milho com Brachiaria - Professor Luiz Adriano - PLANTAR / FACTU
- Mauricio Carvalho -MAPA / Ronaldo Trecenti - CAMPO


2ª ESTAÇÃO: Plantio de Sorgo Safrinha com pastagem para Silagem sobre Feijão - Dr. Ramon Alvarenga - EMBRAPA Milho e Sorgo


3ª ESTAÇÃO: Pastagem melhorada advinda de área de ILP - Dr. Lourival Vilela - EMBRAPA Cerrados


ENCERRAMENTO – Fazenda São Paulo e Autoridades

ALMOÇO -
Suíno à Paraguaia - Uma especialidade e oferta das Fazendas São Paulo, que tem entre suas atividades a produção integrada de suínos de qualidade.


Luiz Antonio Soave
Campo Minas Gerais
Escritório de Paracatu
38 3671 4777
Posted by Picasa