Monday, April 14, 2008

Contra as falácias em relação aos biocombustíveis promoverem a fome no mundo basta se valer deste simples exemplo vindo de MG:

Contra as falácias em relação aos biocombustíveis promoverem a fome no mundo basta se valer deste simples exemplo vindo de MG:
O estado reduziu em 5,1% sua área de grãos, grande parte desta redução foi pela entrada da cana-de-açucar na região do Triângulo Mineiro, e ainda assim irá colher 0,3% mais grãos em 2008.
Conseguiu na última década evoluir expressivamente sua produtividade média nas suas principais culturas: milho +58%, soja +21%, feijão +44%
E o futuro? Ainda são colhidas uma produtividade média de 4,81 toneladas por hectare de milho neste ano, sendo razoável que pela adoção das tecnologias já existentes (sem sequer recorrer a irrigação ou transgenia) que se chegue a 6 ton/ha ou um avanço previsto de quase 25%!!!
E mais do que isso...ainda existem milhões de hectares de pastagens degradadas que deriam ser sim transformadas em áreas de produção intensiva de grãos, carne e madeira. Isto sim é como devemos apresentar o Brasil ao mundo, como o grande produtor que atenderá a demanda mundial por quantidade e qualidade de alimentos.
Segundo a própria EMBRAPA é possível com as tecnologias atuais dobrar nossa produção de grãos e carne sem necessidade de desmatar mais um hectare sequer, somente intensificando os sistemas já existente
Sucesso a todos,
Eng. Agr. Rafael Salerno
www.plantadiretobrasil.blogspot.com
msn: agrosalerno@hotmail.com
Skype: panda_br

Produtividade das lavouras cresce 5,7% em Minas Gerais
link: http://www.catuberlandia.com.br/1404.htm
Milho é destaque com alta de 7,5%. A produtividade da safra de grãos este ano em Minas Gerais deverá apresentar um crescimento de 5,7% em relação à colheita de 2007. A média será de 3,51 toneladas de grãos por hectare, contra 3,32 toneladas na safra passada. Os números fazem parte da última estimativa de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o estudo, as principais culturas do estado – milho, soja e feijão – apresentam crescimento de produtividade. “O clima favorável nas principais regiões produtoras e o aumento do uso de tecnologia influenciam neste resultado”, explica o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, João Ricardo Albanez.
O milho, responsável pela maior parte da área plantada com grãos em Minas, terá um crescimento de produtividade acima da média nacional. A alta deverá ser de 7,5%, passando de uma produção 4,47 toneladas por hectare em 2007, para 4,81 toneladas por hectare neste ano. “Os bons preços verificados desde o ano passado, também colaboraram para o produtor investir na melhoria da produtividade”, explica Albanez. A média de produtividade esperada para este ano, no país, é de 3,9 toneladas por hectare. Um crescimento de 6,3% em relação à safra passada.
Nas lavouras da soja, a produtividade média no estado este ano será de 2,79 toneladas por hectare. Um crescimento de 1,4% em relação ao ano passado. O aumento também supera a média nacional, que deverá ser de 0,4%. Já a produtividade média esperada com o feijão, em Minas, deve ser de 1,26 tonelada por hectare, contra 1,21 tonelada no ano passado. Uma alta de 4,1%. No Brasil, o crescimento deverá ser de 9,8%, puxado pelos bons resultados em importantes estados produtores como Paraná, Ceará e Goiás.
O aumento da produtividade estadual vai compensar a redução, neste ano, da área plantada com grãos em Minas, que foi de 5,1%. “Houve produtores que trocaram a cultura de grãos por outras atividades, entre elas o plantio da cana-de-açúcar. Mas, no final das contas, por causa da produtividade, vamos ter um acréscimo de aproximadamente 0,3% na produção total de grãos no estado, em comparação com o ano passado”, explica Albanez. A safra mineira de grãos colhida este ano está estimada em 9,8 milhões de toneladas.
Dez anos de evolução
Estudos do IBGE indicam que a produtividade nas lavouras de Minas Gerais cresceu significativamente nas últimas dez safras. Em 1999, as lavouras de milho do estado tinham uma produtividade de 3,04 toneladas por hectare. Comparando com a estimativa da safra de 2008, o crescimento será de 58%. A soja, que há dez anos apresentava uma produtividade de 2,32 toneladas por hectare, apresenta evolução de 21% no período. Já a produtividade média das lavouras de feijão cresceu 44% nos últimos dez anos. Em 1999, a produção por hectare em Minas Gerais era de 839 quilos.
Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA

1 comment:

SBTVD said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the SBTVD, I hope you enjoy. The address is http://sbtvd.blogspot.com. A hug.