Monday, November 08, 2010

Aux armes, citoyens. Morte ao javali

13/08/2010
às 13:10 \ França

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/de-paris/franca/morte-ao-javali/

“No porco tudo é bom e o seu primo javali não faz exceção”, diz provérbio rural na França. Nos últimos vinte anos, enquanto a expressão popular continuou migrando do campo para as cidades, a população dos suínos selvagens quintuplicou de tamanho. Problema. Os javalis franceses causaram 20.000 acidentes automobilísticos em 2009 contra 17.000, no ano anterior. As varas tornaram-se responsáveis por 75% dos danos no cultivo agrícola, bem mais que as pragas tradicionais e o humor da inconstante meteorologia. E não só. A carne saborosa do javali — o melhor anunciante é as aventuras em quadrinhos de Asterix e o guloso Obelix — aumentou os riscos sanitários. Isso porque o bicho devora quase tudo, inclusive animais em decomposição.

Pela primeira vez na história, o Ministério da Ecologia formulou um plano nacional de controle dos javalis. Ele preconiza, sobretudo, o mapeamento da fauna e promoção da caça intensiva respeitando a distância de 150 metros das zonas habitadas, mas o tempo todo. Ou seja, até fora dos períodos de caça. Nas cidades, a missão é estritamente reservada aos policiais e bombeiros — ainda que nenhum javali tenha sido visto flanando na avenida Champs-Élysées, em Paris, as incursões nos vilarejos do interior da França é frequente. Em 2008, estima-se que 700 mil javalis foram abatidos.

Acidentes com animais selvagens nas estradas francesas sempre fizeram parte do cotidiano dos motoristas — 180 por dia, em média. Doravante, como medida preventiva para evitar a “degradação alarmante da situação”, o governo decidiu estabelecer uma franquia de 500 euros para quem colidir com bicho. No fundo, a medida serve para forçar os deslocamentos dentro do limite de velocidade e aliviar as companhias de seguro que no ano passado pagaram 31 milhões de euros em indenizações — a estimativa para este ano é de 40 milhões.

Os especialistas, no entanto, sugerem que, no caso de cruzar com um javali na estrada, é mais prudente não tentar desviar-se do animal. Os dados indicam que atropelar o porco selvagem causa menos mortes entre motoristas e passageiros. Na França, em certa medida, contribui também para a campanha nacional. A vida vale bem mais que 500 euros e um guisado de javali com tagliatelle e foie gras, nem um décimo nos bons restaurantes.
Por Antonio Ribeiro

No comments: